APLICATIVO CÍRCULO UNITÁRIO TRIGONOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Dayane Trindade de Sousa Instituto Federal do Tocantins
  • Antônia Lília Soares Pereira Instituto Federal do Tocantins
  • Fábio Soares Pereira Instituto Federal do Acre

Resumo

Esta investigação busca compreender como o uso do aplicativo Círculo Unitário Trigonométrico pode contribuir com o ensino-aprendizagem de um conteúdo matemático, a Trigonometria. A pesquisa foi realizada com base em uma experiência didática no programa de graduação denominado “Residência Pedagógica”, no qual, foi desenvolvido o projeto de ensino “Aprendendo Matemática com o Aplicativo Círculo Unitário Trigonométrico”, proposto por uma professora em formação inicial e uma professora formadora. A ação didática ocorreu no ensino remoto, entre os dias 15 e 30 de março de 2021, com estudantes de cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio do IFTO, a partir de um estudo de caso, com uso do referido aplicativo. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, ancorou-se nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e em um aporte teórico que reflete sobre tecnologias educacionais. A partir da análise dos dados obtidos, os resultados do uso do aplicativo foram considerados positivos, satisfatórios, no que se refere à aprendizagem da Trigonometria.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

TRINDADE DE SOUSA, D.; SOARES PEREIRA, A. L.; SOARES PEREIRA, F. APLICATIVO CÍRCULO UNITÁRIO TRIGONOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 361–372, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/632. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática