APLICATIVOS EDUCACIONAIS E OS POTENCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Hênio Delfino Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Brasília

Resumo

Considerando os objetivos da formação matemática em nível nacional, ações educativas podem ser pensadas estrategicamente e para isso, os diferentes contextos econômicos, sociais e culturais brasileiros devem ser considerados, ou seja, as diferentes realidades devem ser reconhecidas em tempos históricos atualizados. Se tratando da diversidade nas formas de ensinar a aprender, hoje os aplicativos educacionais são uma realidade e podem contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagem, por isso, esta pesquisa exploratória avaliou em janeiro de 2021 todos os aplicativos disponibilizados pelo serviço de distribuição digital de aplicativos, Google Play. Após a análise dos 215 aplicativos, foi possível categorizá-los. Se tratando de potencialidades, constatou-se diversos caminhos para o ensino lúdico das quatro operações fundamentais da matemática no Ensino Infantil. Identificou-se a abordagem dos conceitos básicos da aritmética, com ou sem contextualização e a inclusão de problemas desta área e da álgebra no Ensino Fundamental. Para o Nível Médio/Avançado dois pontos se destacam, a abordagem de tópicos do Cálculo Diferencial e Integral e o suporte para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Potenciais foram apresentados, entretanto destaca-se que temas pertencentes aos tópicos de geometria, trigonometria e matemática financeira podem ganhar mais espaço em novos aplicativos ou nos já existentes.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

FERREIRA DE OLIVEIRA, H. D. APLICATIVOS EDUCACIONAIS E OS POTENCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 373–384, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/633. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática