O USO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL

Autores

  • Lucas Sales da Silva UEG - Câmpus Oeste Unidade universitária de Iporá
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira UEG - Câmpus Oeste Unidade universitária de Iporá

Resumo

O uso do celular vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas e com o passar do tempo esta ferramenta tecnológica tem auxiliado as pessoas nas mais diversas atividades cotidianas e em diferentes contextos e aplicações O objetivo deste artigo foi identificar contribuições e desafios da utilização do celular, enquanto recurso pedagógico no processo de ensino/aprendizagem de Matemática. O embasamento teórico se deu em: Kenski (2007) e Lira (2018). A metodologia de pesquisa ocorreu em quatro fases: a primeira foi o estudo bibliográfico; a segunda foi qualificar os benefícios de utilizar o celular como uma ferramenta pedagógica no ambiente escolar; a terceira foi coletar os dados por meio do desenvolvimento de uma atividade experimental e a realização de entrevistas com cinco professores da Educação Básica e Superior; a quarta, e última fase, foi a análise dos dados e descrição dos resultados com base nas entrevistas e no uso pedagógico do celular realizado na atividade experimental, com doze estudantes do 3°ano (ensino médio) de uma escola pública do estado de Goiás. Os resultados mostraram que o celular possui potencialidades pedagógicas benéficas, pois se mostrou como um instrumento pedagógico eficaz no estudo realizado, como instrumento de ensino, visto que, os recursos digitais neles presentes proporcionaram uma ampla rede de possibilidades pedagógicas nas atividades propostas e desenvolvidas.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

SALES DA SILVA, L.; MOREIRA SILVA OLIVEIRA, C. O USO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 397–408, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/636. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)