TEOREMA DE TALES: UM NOVO OLHAR ATRAVÉS DO GEOPLANO

Autores

  • Débora da Silva Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gislaine Duarte de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eloiza Rocha Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Isadora Nobre Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula Perovano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma oficina sobre o Teorema de Tales utilizando o geoplano como material de auxílio no ensino e aprendizagem da Matemática. Ela foi aplicada em um colégio estadual do Pradoso, distrito de Vitória da Conquista - Bahia. Essa oficina foi proposta pela professora da disciplina de Prática como Componente Curricular II que pertence a grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tivemos como objetivo principal apresentar a Geometria, em especial o teorema de Tales, de forma dinâmica e atrativa aos alunos. Para isso, optamos por utilizar o geoplano como método para dinamizar a aprendizagem, e tornar o conhecimento abstrato mais tangível, a fim de que os alunos conseguissem construir o próprio conhecimento a partir da interação feita com o material proposto e a Matemática.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

DA SILVA MATOS, D.; DUARTE DE SOUZA, G.; ROCHA TEIXEIRA, E.; NOBRE SILVA, I.; PEROVANO, A. P. TEOREMA DE TALES: UM NOVO OLHAR ATRAVÉS DO GEOPLANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 415–419, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/638. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática