CAFEZINHO COM OU SEM AÇÚCAR? A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Fernanda Welter Adams Secretaria Municipal de Educação de Catalão
  • Doanne Lemos Barbosa Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Sandra Cristina Marquez Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Resumo

O ensino de química presente na escola atual deve ser diversificado de forma a promover o aprendizado dos alunos e a contextualização. O ensino contextualizado é uma das possibilidades de partir de uma problemática de relevância e assim, com a sua discussão associada ao conhecimento científico o aluno possa aprender determinado conteúdo. A partir do exposto, este trabalho tem como objetivo descrever uma sequência didática contextualizada na disciplina de Química abordando a temática “Concentração de Solução”, aplicada a alunos dos Cursos Técnicos em Informática e Alimentos Integrados ao Ensino Médio. Parte-se de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante e questionários. A sequência didática foi denominada “Cafezinho com ou sem açúcar? “e, foi desenvolvida com 43 alunos. A partir da metodologia aplicada, os alunos aprenderam sobre Concentração de Solução, estruturas químicas, história do café, ação da cafeína e doenças causadas pelo consumo do excessivo de açúcar, o que demostra que a sequência didática atingiu o seu objetivo de proporcionar a aprendizagem dos alunos de forma contextualizada e participativa.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

WELTER ADAMS, F.; LEMOS BARBOSA, D.; MARQUEZ, S. C. CAFEZINHO COM OU SEM AÇÚCAR? A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 477–487, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/645. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química