ATIVIDADE INVESTIGATIVA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Cleidemar Souza Garcia Instituto Federal de Goiás-Campus Jataí
  • Devarci do Nascimento Rodrigues Secretaria de Educação-Alto Araguaia-MT
  • Kátia Simone Borges Moraes Almeida Secretaria de Educação-Alto Araguaia-MT
  • Ruberley Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás-Campus Jataí

Resumo

O presente artigo apresenta a replicação de uma das quinze atividades investigativas de conhecimento físico desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (Lapef) da Faculdade de Educação da USP. A atividade “O problema do copo” foi desenvolvida no 5o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Alto Araguaia-MT, com vistas a verificar a possibilidade de se realizar atividades investigativas no modelo de ensino remoto e quais as suas contribuições. Para isso, seguimos todas as etapas previstas para uma atividade investigativa, por meio da utilização da plataforma do Google Meet. Como resultado, constatamos que é possível o desenvolvimento de atividades investigativas no ensino remoto, e que elas podem contribuir para um ensino de ciências pautado na atuação ativa do aluno na construção de seu conhecimento.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

SOUZA GARCIA, C.; DO NASCIMENTO RODRIGUES, D.; BORGES MORAES ALMEIDA, K. S.; RODRIGUES DE SOUZA, R. ATIVIDADE INVESTIGATIVA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 546–557, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/655. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental