ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DESENHOS E ESCRITAS FEITOS POR ALUNOS DO 4º ANO

Autores

  • Cíntia Silva de Morais Instituto Federal de Goiás/Câmpus Jataí
  • Ruberley Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás/Câmpus Jataí

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise dos relatos escritos, na forma de desenho e texto, feitos por estudantes, do quarto ano do Ensino Fundamental, sobre os procedimentos realizados para solucionar a atividade investigativa: “O problema do equilíbrio”. Esta atividade foi proposta inicialmente pelo LaPEF/USP, e, neste trabalho, nós a replicamos no contexto do ensino remoto. A análise dos relatos dos estudantes nos permitiu constatar os primeiros sinais da construção do conceito de equilíbrio pelos estudantes.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

SILVA DE MORAIS, C.; RODRIGUES DE SOUZA, R. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DESENHOS E ESCRITAS FEITOS POR ALUNOS DO 4º ANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 571–579, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/657. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)