LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS CAPACIDADES TRABALHADAS NO CADERNO APRENDER+

Autores

  • Fabiana Lopes Benassi Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo desenvolvido com base nos procedimentos da pesquisa em Linguística Aplicada. Os corpora de análise são as atividades de leitura e interpretação de textos escritos, apresentadas pelo Caderno de Atividades Aprender+, material didático (MD) complementar ao livro didático (LD), elaborado e distribuído pelo Governo de Goiás. A análise foi feita a fim de identificar se os descritores da Prova Brasil (Língua Portuguesa) são contemplados pelo material. A prova visa saber como o aluno utiliza as informações que adquire na escola em contextos adequados e como constrói sentido para tomar decisões autônomas e socialmente relevantes a partir das habilidades de leitura as quais teve acesso ao longo da escolaridade. Os dados indicam que ocorre uma variação quantitativa desproporcional em relação ao tratamento dado aos descritores ao longo das séries. Alguns desses descritores têm abordagem baixa, ao passo que outros trazem um alto volume de ocorrências.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

LOPES BENASSI, F. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS CAPACIDADES TRABALHADAS NO CADERNO APRENDER+. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 116–125, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/676. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade