O “LAUDO” E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA

Autores

  • Andreia Alves De Castro Universidade Federal de Goiás Campus Jataí
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro Universidade Federal de Goiás Campus Jataí

Resumo

O presente trabalho versa sobre a relação do professor com os alunos que apresentam “laudo” psiquiátrico e/ou psicológico e tem como objetivo realizar uma análise argumentativa, baseada numa perspectiva psicanalítica, sobre o significado do “laudo” para os estudantes com deficiência e/ou transtorno e sua relação com o professor. O referencial teórico utilizado é a psicanálise para a qual o diagnóstico clínico inclui a subjetividade, enquanto os métodos baseados em classificações e descrições atuam pela via da exclusão da subjetividade das crianças. Esta é uma pesquisa qualitativa que consistiu na interpretação da realidade inclusiva sob uma ótica freudiana. Observou-se que o discurso médico atravessa a atuação dos professores podendo desqualificar e desinvestir sua relação com o aluno, assim o laudo apresentado por este gera fantasias e concepções inconscientes que podem repercutir na relação da dupla professor-aluno e no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

ALVES DE CASTRO, A.; BORGES VILELA RIBEIRO, E. O “LAUDO” E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 126–129, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/677. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade