A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Nicoly Ferreira de Urzedo Universidade Federal de Jataí
  • Christiano Peres Coelho Universidade Federal de Jataí

Resumo

A formação do professor de Ciências e Biologia está diretamente relacionada com a formação inicial na Universidade. Essa formação deve abranger competências e habilidades que capacitarão o futuro professor para o ensino fundamental e médio. O objetivo foi avaliar o currículo de Ciências Biológicas oferecido por instituições de ensino superior e comparar esse currículo com o Currículo referência para o ensino de Ciências no ensino fundamental II (6° ao 9° ano) do estado de Goiás. Os dados foram comparados entre os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos avaliados e comparação direta com o currículo referência do estado. Demonstrou-se uma similaridade em alguns temas, e a carência em outros. Mas o pior foi a falta de relação dos diversos assuntos ensinados com o cotidiano dos alunos. Essa situação é delicada, pois o futuro professor deverá ensinar conteúdos que não aprendeu e ainda relacioná-los ao cotidiano sem ter sido capacitado para isso.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

FERREIRA DE URZEDO, N.; PERES COELHO, C. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 199–203, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/686. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente