AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ewerson Tavares da Silva IFG
  • Luciano Duarte da Silva IFG

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que tem como objetivo apresentar os fundamentos históricos e filosóficos da pedagogia histórico-crítica e suas contribuições no processo de formação docente especialmente nesse momento em que a educação recebe influências que implica o esvaziamento do fazer pedagógico e da função da escola. Serão utilizadas obras de Dermeval Saviani e de outros autores e pesquisadores considerados importantes para o aprofundamento desse trabalho tendo a pedagogia histórico-crítica como principal aporte teórico. Na introdução, será apresentado o processo histórico, desafios e críticas enfrentadas ao longo dos estudos e debates. Em seguida, será abordado o processo de transformação da sociedade e como a educação foi surgindo nesses diferentes contextos históricos. Depois, será analisado os fundamentos da teoria tendo em vista suas bases filosóficas, psicológicas e a didática levando em consideração como essa pedagogia pensa a sociedade, a educação, o aluno, o professor, o currículo e o conteúdo. Finalmente, será abordado a sua importância para a defesa do fazer pedagógico e da função do ensino escolar partindo da perspectiva de uma escola que tem como especificidade, ensinar o conhecimento científico de maneira democrática para a promoção de cidadãos críticos e transformadores.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

TAVARES DA SILVA, E.; DUARTE DA SILVA, L. AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 229–244, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/689. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente