GOIÂNIA: DISCUSSÕES SOBRE O POTENCIAL DA PRAÇA CÍVICA COMO ESPAÇO EDUCADOR

Autores

  • Wellington Gabriel de Borba Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Resumo

Este trabalho explora os conceitos de direito à cidade e cidade educadora e analisa a construção e a ocupação da Praça Cívica e de Goiânia – GO, onde ela está localizada. Objetiva identificar se em Goiânia, cidade desigual e excludente, a Praça Cívica pode ser um espaço educador aberto e inclusivo. Realiza uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo para identificar os conceitos de cidade educadora e direito à cidade, além de como se processa a urbanização de Goiânia e da referida praça. São assim analisados artigos científicos publicados recentemente, a partir de 2014, livros abordando o conceito de direito à cidade e a urbanização de Goiânia. Constata-se que Goiânia é uma cidade capitalista e tal como as demais é um espaço desigual e excludente, mas que a educação é relevante na mitigação dessa situação e a Praça Cívica tem o seu potencial de espaço educador.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

DE BORBA, W. G. GOIÂNIA: DISCUSSÕES SOBRE O POTENCIAL DA PRAÇA CÍVICA COMO ESPAÇO EDUCADOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 321–326, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/705. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula