POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

Autores

  • Marcella Suarez Di Santo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Valparaíso
  • Marcos Rodrigues da Paixão Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Valparaíso
  • Matheus dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Valparaíso

Resumo

A educação especial na perspectiva da educação inclusiva trata-se de uma modalidade cuja proposta educacional rompe com os paradigmas atuais e excludentes em todos os níveis e etapas de ensino, pois seu principal objetivo é a garantia de acesso e permanência dos estudantes com necessidades especificas à educação regular. Nesse sentido, esse trabalho apresenta os primeiros resultados de um estudo que visa identificar as políticas públicas de educação especial na perspectiva de educação inclusiva e formação de professores nos municípios da região do Entorno Sul do Distrito Federal, quais sejam Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. Com uma abordagem metodológica de levantamento documental e bibliográfico, nessas primeiras reflexões, apresentamos uma análise do Censo Escolar do município de Valparaíso de Goiás – 2007 a 2018, bem como as informações disponibilizadas na página da prefeitura. As primeiras análises apontam a importância de um aprofundamento acerca das políticas públicas de educação, especificamente acerca da formação de professores e educação inclusiva, nessa região que tem crescido e se desenvolvido demograficamente. Conforme apresentado no texto, as matrículas de “alunos de escola especial, classes especiais e incluídos” também espelham esse crescimento ao longo desses 11 anos de levantamento realizado pelo MEC/INEP.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

SUAREZ DI SANTO, M.; DA PAIXÃO SILVA, M. R.; DOS SANTOS SILVA, M. POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 342–352, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/707. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula