O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Thamires Aparecida dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Adriana Araujo Cintra Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho trata-se de um projeto de ensino e aprendizagem, exigido pela disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás e está sendo desenvolvido em duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II. Nosso objetivo geral é a compreensão do conceito de razão e proporção por meio da resolução de problemas. No primeiro semestre de 2019 realizamos o período de observação o qual aplicamos o questionário para analisar os hábitos de estudos destas turmas, após aplicamos o teste diagnóstico, para verificar quais as dificuldades com frações. Aplicamos problemas contextualizados sobre o conteúdo de razão e proporção. Para que com isso, identifiquem a razão como quociente, fração irredutível, número decimal e evidencie-a como comparação entre duas grandezas, surgindo então o conceito de proporção. Espera-se que com o projeto os alunos possam melhorar a capacidade de leitura e interpretação e compreendam o conteúdo proposto.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

DOS SANTOS, T. A.; ARAUJO CINTRA, A. O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 409–413, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/714. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática