O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE POR MEIO DO BARALHO E DO PÔQUER

Autores

  • Rodrigo Lima Almeida Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Rafael Cordeiro Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás-REJ

Resumo

Este é o recorte de uma proposta de ensino e aprendizagem que está sendo desenvolvida em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, cujos objetivos são: desenvolver o raciocínio lógico, a percepção, a análise, a interpretação, a organização e a comunicação de dados e resultados. Tem-se como questão: quais as potencialidades e limites do baralho e do pôquer no ensino de análise combinatória e probabilidade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos são registros dos alunos, diário de campo, testes diagnósticos, teste em duas fases e torneio. Prevê-se utilizar o baralho e o jogo de pôquer para ensinar análise combinatória e probabilidade. Este é um trabalho em andamento, em fase de aplicação. O recorte se dará na análise do teste diagnóstico e nas primeiras observações das aulas. Num primeiro olhar, percebeu-se que os alunos têm participado, demonstram interesse e tem trocado ideias e opiniões matemáticas.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

LIMA ALMEIDA, R.; CORDEIRO, R.; MOLINA GOMES, A. A. O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE POR MEIO DO BARALHO E DO PÔQUER. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 414–418, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/715. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)