USO DO APLICATIVO LICHESS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Camila Kássia Monteiro de Oliveira Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí
  • Ednaldo Oliveira de Carvalho Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí
  • Alexandre Manzale de Macêdo Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar as potencialidades do uso do aplicativo Lichess como recurso didático para o ensino de conteúdos de Matemática como plano cartesiano, retas paralelas, retas perpendiculares e segmento de reta. A coleta de dados ocorreu no laboratório de informática de um Colégio da rede Estadual de ensino, localizado na cidade de Jataí-GO, em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental, contendo 36 alunos. Foi desenvolvido uma sequência didática durante 3 aulas, dividida em aplicação de questionários, apresentação das peças e regras do xadrez, interatividade dos alunos com o xadrez por meio do aplicativo Lichess, jogada de algumas partidas, resolução de problemas matemáticos relacionados com o xadrez e avaliação da proposta. Constatamos que o uso do aplicativo Lichess em sala de aula possibilitou aos alunos relacionarem o xadrez com os conteúdos matemáticos, colaborando para sua aprendizagem.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. K.; OLIVEIRA DE CARVALHO, E.; MANZALE DE MACÊDO, A. USO DO APLICATIVO LICHESS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 434–448, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/717. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)