ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO CONCEITO DE PROBLEMA

Autores

  • Leonardo Santiago Lima Marengão Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica acerca de concepções epistemológicas e pedagógicas a respeito do conceito de problema para o Ensino de Ciências em geral e de Física em particular. O trabalho traz pesquisas cujos resultados mostram que uma articulação entre o conhecimento da natureza da ciência por parte dos professores de Física pode levar a melhores resultados na aprendizagem escolar dos seus estudantes. Defende-se então que há a necessidade de uma maior harmonização entre a utilização dos problemas enquanto instrumentos didáticos e a sua natureza epistemológica. Com base em Gaston Bachelard, entende-se os problemas como sendo motores para o desenvolvimento do conhecimento científico. Tendo como referencial Paulo Freire, defende-se que os problemas sejam elementos introdutores do conteúdo científico e não apenas fixadores deste, como é sugerido pela perspectiva problematizadora do Ensino de Ciências.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

LIMA MARENGÃO, L. S.; PEREIRA DAS DORES SAVIOLI, A. M. ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO CONCEITO DE PROBLEMA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 464–477, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/719. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física