A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Autores

  • Felipe Micael Almeida de Souza Instituto Federal de Goiás – Câmpus Anápolis
  • Weslany Silvério Neto Secretaria da Educação de Goiás
  • Vanessa Carneiro Leite Instituto Federal de Goiás – Câmpus Anápolis

Resumo

As oficinas temáticas são métodos que facilitam a integração de distintas áreas do conhecimento capaz de promover a formação crítica dos educandos por meio dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste enfoque, este trabalho teve como objetivo descrever uma experiência didática no ensino de Química através da realização de uma oficina temática sobre Química dos cosméticos com os alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Anápolis – Goiás. A coleta de dados foi obtida através da observação da participação dos alunos e da aplicação de dois questionários com questões semiabertas. Participaram da oficina 14 alunos da 3° série do Ensino Médio. Os resultados apontaram que o conteúdo trabalhado foi bem compreendido para todos os alunos participantes. Constatou-se que a metodologia de ensino utilizada foi bastante eficiente, estabelecendo através desta a relação entre os aspectos: social, histórico e crítico. Desta forma, a experimentação intercalada da oficina temática e o cotidiano dos educandos trouxeram elementos importantes para que os alunos se sentissem interessados pela disciplina de Química.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

ALMEIDA DE SOUZA, F. M.; SILVÉRIO NETO, W.; CARNEIRO LEITE, V. A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 520–532, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/724. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)