ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Carlos Cézar da Silva IFG - Câmpus Jataí
  • Eulália Cristina Rodrigues Ficks SEE- MT

Resumo

Uma estratégia de ensino envolvendo atividade experimental baseada na situação cotidiana como cálculo do teor de etanol em gasolina comum foi analisada para o ensino de química na EJA. Nesse contexto, discutiu-se os conceitos relacionados com a separação de materiais, combustíveis e energia, vislumbrando promover a relação entre o saber prévio do aluno e a construção do conhecimento científico. A pesquisa foi qualitativa e baseada nos três momentos pedagógicos. A atividade foi proposta para um grupo de estudantes de curso técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), utilizando-se questionários antes e durante as atividades para a coleta dos dados. Os resultados obtidos com a atividade experimental não só atestaram a participação e o interesse do grupo no desenvolvimento da atividade como apontaram a relevância do uso das atividades experimentais no ensino de Química, uma vez que tais atividades propiciam o diálogo entre saber popular e conhecimento científico.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

DA SILVA, C. C.; RODRIGUES FICKS, E. C. ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 546–551, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/726. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química