SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Shirley Alves de Souza Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Alexandre Fermanian Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Luís Pereira de Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), sobre o conteúdo das disciplinas de Ciências e de Arte, referentes a estudo dos temas de capilaridade, mistura de líquidos e cores primárias e cores secundárias, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento desta proposta aconteceu em três aulas com duração de cinquenta minutos cada aula, teve como público alvo 24 alunos, do período vespertino, da Escola Municipal Militarizada "Gercina Teixeira", na cidade de Piranhas/GO. Ao final do desenvolvimento da SEI percebemos que os objetivos foram alcançados, pois os alunos se envolveram na realização da experiência, conseguiram resolver o problema proposto e elaboraram os conceitos apresentados. Assim, o ensino por sequência investigativa favorece a aprendizagem com criatividade e proporciona interação entre alunos/alunos, alunos/professor e alunos/conhecimentos.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

ALVES DE SOUZA FERNANDES, S.; FERMANIAN NETO, A.; PEREIRA DE AMORIM, L. SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 572–578, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/729. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental