A IDEOLOGIA DO DOM: UMA PERSPECTIVA DO SUCESSO E/OU DO FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Júnia Meline Corrêa Peres Universidade Federal de Jataí-UFJ
  • Aline da Silva Oliveira Universidade Federal de Jataí-UFJ
  • Manoel Messias Rodrigues Lopes Universidade Federal de Jataí-UFJ

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação da “ideologia do dom” com o sucesso e/ou o fracasso dos alunos na escola. Mais do que isso, busca-se refletir como tal ideologia vem sendo usada pela classe dominante para justificar o uso da escola para perpertuar sua hegemonia e, por conseguinte, acentuar as diferenças de classes na sociedade capitalista. Para tanto, ancorado nos estudos da autora Magda Soares, nomeadamente sua obra Linguagem e a escola Uma perspectiva social, aponta a importância de desvelar a ação coercitiva da classe dominante para com a classe popular. Segundo a autoria, a escola é usada fundamentalmente formar a mão de obra barata por meio do fracasso escolar dos alunos oriundos das classes dominadas que não se adaptam ao sistema de ensino, ao passo que, ao mesmo tempo, são direcionados ao ensino técnico, de modo a perpetuar os privilégios da classe dominante.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

CORRÊA PERES, J. M.; DA SILVA OLIVEIRA, A.; RODRIGUES LOPES, M. M. A IDEOLOGIA DO DOM: UMA PERSPECTIVA DO SUCESSO E/OU DO FRACASSO ESCOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 23–27, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/734. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)