A RELAÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A ESPECIFICIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA

Autores

  • Lindaura Marianne Mendes da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Luciana Cristina Porfírio Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a educação escolar. Objetivou-se ainda discutir sobre os desafios da educação na sociedade de classes, abordando aspectos relacionados à natureza da educação, o papel da escola e do professor e o dualismo educacional que se estabelece. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos fundamentar teoricamente a temática por meio de estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de materiais já publicados. Considerando a relevância do tema, buscamos referenciá-lo em autores como Saviani (2012, 2013 e 2015), Libâneo (2012), Marsiglia (2011), dentre outros, que corroboraram no sentido de compreendermos que a educação dual que está posta e configurada atualmente demonstra as contradições da sociedade na qual os saberes sistematizados são destinados de forma desigual, ocasionando assim, o crescimento do número de marginalizados e excluídos do processo educativo. Tais análises incidem na demonstração da importância da Pedagogia Histórico-crítica para a promoção de uma educação que contribua para a transformação da realidade e que esteja articulada aos interesses das camadas populares.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

MENDES DA SILVA, L. M.; PORFÍRIO, L. C. A RELAÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A ESPECIFICIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 135–149, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/745. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente