PENSAR A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

  • Warley Carlos de Souza Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia
  • Mauro José de Souza Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia
  • Gracielly da Silva Francisco Marcondes Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia
  • Raquel Santin Vedovatto Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia
  • Vanessa Aparecida de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia

Resumo

O presente trabalho objetivou relatar as ações preliminares desenvolvidas no projeto de extensão, que tem como premissa pensar a prática na perspectiva da socialização profissional, desenvolvido no curso de Educação Física UFMT/CUA. Sendo assim, por meio de uma pesquisa ação, apresenta dados iniciais sobre a atuação destes acadêmicos e professores no universo de uma escola da cidade de Pontal do Araguaia-MT. Se debateu a importância da produção do conhecimento na formação continuada e suas repercussões na prática pedagógica de professores, bem como nas ações dos demais profissionais presentes na escola, assim como na formação inicial dos futuros professores. Expõe que alguns problemas enfrentados atualmente no ambiente escolar têm início na falta de embasamento teórico capaz de sustentar esta ação, dificultando o trabalho coletivo. Aponta o conhecimento epistemológico como base de sustentação para garantir uma formação continuada mais qualificada, facilitando o trabalho coletivo no interior da escola, e apresenta o esboço inicial de subprojetos facilitadores desta ação.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

DE SOUZA, W. C.; DE SOUZA, M. J.; DA SILVA FRANCISCO MARCONDES, G.; SANTIN VEDOVATTO, R.; APARECIDA DE OLIVEIRA PEREIRA, V. PENSAR A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 181–191, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/749. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente