A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO MATEMÁTICO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Gabryela Martins Lima Universidade Federal de Goiás
  • Viviane Guimarães de Lucena Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo é a descrição da práxis na educação inclusiva no ensino superior, em específico iremos apresentar relato do cotidiano da equipe multidisciplinar do núcleo de acessibilidade e do LAI/UFG, no atendimento educacional de alunos com deficiência visual, que estão matriculados na área da ciências exata, mais precisamente na disciplina de cálculo. Iremos compartilhar os desafios, recursos e intervenções em que nos deparamos no decorrer do primeiro semestre de 2018. A práxis tem nos revelado as limitações tecnológicas e nos convocado a intervir e agir conforme a especificidade de cada sujeito. Entretanto todo empenho é em vão quando não há comprometimento e comunicação por parte de todos os envolvidos. A inclusão só é viável e possível quando os sujeitos e os diferentes saberes estão centrados em uma intervenção humana, humanizada e singular que objetive o bem estar do educando, esse propósito culminará na aquisição e progressão acadêmica.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

MARTINS LIMA, G.; GUIMARÃES DE LUCENA OLIVEIRA, V. A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO MATEMÁTICO PARA DEFICIENTES VISUAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 291–296, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/766. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática