HIPERMÍDIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Luís Pereira de Amorin IFG
  • Alexandre Neto Fermanian IFG
  • Shirley Alves de Souza Fernandes IFG

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar a experiência vivenciada na aplicação da hipermídia Porcentagem, desenvolvida a partir do software Prezi. Trata-se uma pesquisa qualitativa fenomenológica essencialmente descritiva. Para tanto, o desenvolvimento desta proposta aconteceu em quatro aulas, sendo duas horas de aulas presenciais e duas aulas com atividades a distância, teve como público alvo uma turma multisseriada de ensino médio, do período matutino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – Professora Marisa Mariano da Silva, na cidade de Barra do Garças – MT. O conteúdo trabalhado foi a resolução de problemas envolvendo porcentagens. O objetivo desta experiência foi observar como a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, em função de um software, pode motivar os alunos nas aulas de matemática e, se o mesmo dinamiza o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina em que muitos educandos têm dificuldade de aprendizagem. Verificamos a partir desta experiência que o uso das TIC favorecem a interação entre alunos/tecnologia, alunos/alunos, alunos/professor, alunos/conhecimentos, e o ensino de ciências. Para tanto, nos respaldamos em Silva e Santos (2015), Rocha, Mello e Cardoso (2013) e Oliveira e Bitencourt (2015).

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

PEREIRA DE AMORIN, L.; FERMANIAN, A. N.; ALVES DE SOUZA FERNANDES, S. HIPERMÍDIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 309–314, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/768. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática