FORMAS E CORES: BRINCANDO E DESENVOLVENDO AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Resumo
O texto traz reflexões suscitadas a partir de uma intervenção realizada no Estágio Supervisionado II, vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, da Regional Jataí, realizado no período de outubro a dezembro de 2017, em uma classe do Maternal I (MI) de uma Creche Municipal desta mesma cidade. A etapa de observação foi uma ferramenta importante para a elaboração do Projeto de Intervenção pedagógica, porque possibilitou a problematização dos conteúdos matemáticos nesse segmento. Nos quatro primeiros meses que antecederam a aplicação do projeto buscou-se conhecer o cotidiano e a disposição para a aprendizagem de geometria para esta faixa etária do MI que compreende crianças entre 2 e 3 anos. A partir de uma visão ampliada do ensino de conteúdos para esse público, é que se propôs o desenvolvimento dele durante seis aulas previamente e reestruturadas conforme a dinâmica da turma e as reflexões sobre as repostas das crianças aos objetivos estabelecidos.