SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

Autores

  • Regimar Alves Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Adriano Aparecido da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Adelino Cândido Pimenta nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

O presente trabalho apresenta o uso de uma sequência didática, planejada para a disciplina de Matemática, nos conteúdos de Áreas e Perímetros de Figuras Geométricas Planas em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Rio Verde - GO. Utilizou-se a Tecnologia de Comunicação e Informação para favorecer o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades, de modo que, os alunos sintam integrados nas tecnologias educacionais e consigam lidar com as constantes e rápidas mudanças na sociedade contemporânea. Adotou-se na metodologia, os princípios da Teoria Sociointeracionista, como forma de construção do conhecimento, cujo objetivo foi possibilitar o uso das tecnologias no processo de ensino para verificar suas contribuições em uma proposta de educação para todos. O trabalho com sequência didática permitiu trabalhar de forma ordenada e organizada, além de, agregar atividades de níveis diferentes, implicando numa proposta de aulas diversificadas para concretizar aprendizagens e atribuir significado real. Assim, buscou-se investigar as contribuições do

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

ALVES FERREIRA, R.; DA SILVA, A. A.; CÂNDIDO PIMENTA, A. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 333–342, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/772. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática