A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORAS (ES) QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFG/JATAÍ

Autores

  • Tânia Pereira Ramos Silva Freitas Universidade Federal de Goiás, regional Jataí
  • João Pedro Antunes de Paulo Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação matemática das (os) professoras (es) que ensinam matemática realizada no ano de 2017. Tal pesquisa fundamentou-se na noção de alfabetização matemática e, também, nas concepções da Teoria Histórico Crítica. Realizou-se um estudo das ementas de duas disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal de Goiás, regional Jataí, a fim de evidenciar como o tema alfabetização matemática era abordado neste curso. Concluiu-se que a temática não foi trabalhada no período de estudo, a partir disso, a pesquisa propõe um possível trabalho entre as disciplinas que contemple a temática estudada.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

PEREIRA RAMOS SILVA FREITAS, T.; ANTUNES DE PAULO, J. P. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORAS (ES) QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFG/JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 390–395, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/779. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental