ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGENS: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL PARA OS ANOS INICIAIS

Autores

  • Thiago Wedson Hilário Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás
  • Ruberley Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás

Resumo

Ao observarmos a importância do ensino de ciências para a educação e o desenvolvimento da criança, e como ele pode influenciar no cotidiano delas intra e extra-escolar, ocorre-nos a preocupação de como os conteúdos desta área do saber são desenvolvidos nos anos iniciais do ensino fundamental e como a aprendizagem das crianças ocorre. Além dos conteúdos de ciências, nos questionamentos também como ocorre a alfabetização da língua portuguesa. A pesquisa caminhou no sentido de buscar resposta ao questionamento de como o uso de uma Sequência de Ensino por Investigação sobre conhecimento físico pode contribuir para o processo de alfabetização de uma turma do 2ª ano do ensino fundamental? Para isso, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como estratégia para a promoção da Alfabetização em Linguagens. Constituída em atividades estruturadas, visamos permitir que os alunos sejam os protagonistas no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

HILÁRIO, T. W.; RODRIGUES DE SOUZA, R. ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGENS: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL PARA OS ANOS INICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 402–406, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/781. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)