ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGENS: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL PARA OS ANOS INICIAIS

Autores

  • Thiago Wedson Hilário Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás
  • Ruberley Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás

Resumo

Ao observarmos a importância do ensino de ciências para a educação e o desenvolvimento da criança, e como ele pode influenciar no cotidiano delas intra e extra-escolar, ocorre-nos a preocupação de como os conteúdos desta área do saber são desenvolvidos nos anos iniciais do ensino fundamental e como a aprendizagem das crianças ocorre. Além dos conteúdos de ciências, nos questionamentos também como ocorre a alfabetização da língua portuguesa. A pesquisa caminhou no sentido de buscar resposta ao questionamento de como o uso de uma Sequência de Ensino por Investigação sobre conhecimento físico pode contribuir para o processo de alfabetização de uma turma do 2ª ano do ensino fundamental? Para isso, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como estratégia para a promoção da Alfabetização em Linguagens. Constituída em atividades estruturadas, visamos permitir que os alunos sejam os protagonistas no processo de construção do conhecimento.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

HILÁRIO, T. W.; RODRIGUES DE SOUZA, R. ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGENS: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL PARA OS ANOS INICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 402–406, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/781. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

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