O USO DA HIPERMÍDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Autores

  • Ana Paula Mateus Braga Instituto Federal de Goiás
  • Marília Darc Cardoso Cabral e Silva Instituto Federal de Goiás
  • Vanessa Silveira Moraes dos Santos Instituto Federal de Goiás

Resumo

A hipermídia é um recurso capaz de potencializar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem com objetivo debater a produção excessiva do lixo por meio desta ferramenta que proporciona possibilidades eficazes na educação. Permite o debate sobre os três r (reduzir, reutilizar, reciclar), com o foco em reduzir. Para tanto, realizou-se uma sequência de atividades dividida em dois dias com duração de 1h30min cada, composta por levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, leitura literária (O menino que quase morreu afogado no lixo) abordando a temática, aplicação da hipermídia e reflexão sobre as respostas prévias que cada aluno possuía com relação a lixo e resíduo. Com o desenvolvimento da hipermídia os alunos compreenderam os conceitos propostos, sendo possível identificar os pontos positivos desta ferramenta na educação e o entusiasmo dos alunos com relação à tecnologia. A hipermídia permitiu que os alunos tivessem autonomia para escolher seu caminho, sendo que a mediação do professor contribuiu para a aprendizagem dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

BRAGA, A. P. M.; DARC CARDOSO CABRAL E SILVA, M.; SILVEIRA MORAES DOS SANTOS, V. O USO DA HIPERMÍDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 407–422, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/782. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental