OFICINAS LÚDICAS COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA O ENEM

Autores

  • Aliny Silva Martins Custódio
  • Elizabete de Paula Pacheco
  • Tatiana Aparecida Rosa da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Química; Enem; Oficinas temáticas.

Resumo

Ensino de Química; Enem; Oficinas temáticas. Introdução
A construção de minicursos de química para a preparação do Enem, tem como propósito propor um ensino da química através da prática experimental, “[...]por meio do minicurso, como uma alternativa funcional e eficiente para a construção de conceitos químicos de desenvolvimento cognitivo e socialização como um espaço de formação complementar” (SOUSA et. Al 2018 pág.2).
Desta maneira, a partir de minicursos temáticos e lúdicos, o conhecimento do discente pode ser desenvolvido com interação e intimidade, fazendo com que essa didática seja leve, desmistificando o temor à química (MARCONDES, 2008). Metodologia
Este trabalho envolve, pesquisa quantitativa e qualitativa para criar um roteiro de minicursos lúdicos de Química, direcionados a alunos do ensino médio e candidatos ao Enem. Usamos estudos de caso, pesquisa bibliográfica e formulários online, para desenvolver o material didático com base nos temas mais desafiadores identificados pelos alunos, aplicando o conceito de rodízio de estações para tornar o aprendizado mais envolvente e acessível. 

Downloads

Publicado

2024-05-16