Dialogia Músico-Literária: Abordagem Teórico Metodológica em Livro Didático de Arte do Ensino Médio

Autores

  • Claliver Junio Geoching Ribeiro
  • Luana Uchôa Torres

Palavras-chave:

Música. Literatura. Livro didático de Arte. Ensino Médio.

Resumo

A conexão entre música e literatura existe desde a Antiguidade. No entanto, destacamos a falta de estudos sobre essa relação na formação de professores. Interessou-nos observar como a correspondência músico-literária tem sido abordada nos livros didáticos de Arte do Ensino Médio, especialmente naqueles disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Portanto, nossa pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem teórico-metodológica sobre a dialogia músico-literária em um livro de Arte amplamente adotado entre 2018 e 2020 e propor estratégias didáticas para aprimorar o ensino dessa interação. Levantamos questões sobre a estrutura das tarefas no livro analisado e as tipologias da Melopoética utilizadas. No geral, visamos melhorar o ensino das correspondências entre as artes, especialmente entre música e literatura, e contribuir para o desenvolvimento disso no Brasil e na instituição IFG.

Downloads

Publicado

2024-05-16