“Paz sem voz não é paz, é medo”: reverberações dos ataques autoritários ao exercício docente em Formosa

Autores

  • Rosilene Pereira de Freitas if@ifg.edu.br
  • Kaithy das Chagas Oliveira kaithy.oliveira@ifg.edu.br
  • Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura ifg@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Docência; Autocensura; Autoritarismo; Educação Básica.

Resumo

A pesquisa teve como principal finalidade investigar as reverberações dos ruídos e ações que criminalizam, em um sentido amplo, o exercício crítico e autônomo da docência na contemporaneidade, tomando como caso de análise os relatos de professores e professoras da Educação Básica na cidade de Formosa, Goiás. Com a intenção de responder o problema desta pesquisa, foi desenvolvida uma investigação com enfoque qualitativo, na tentativa de elucidar os processos sociais, históricos e políticos acerca da reverberação das ações que criminalizam a ação docência. A análise dos relatos foram o cerne desta  investigação que encontrou vários indícios de perseguições e cerceamento a atuação docente nos últimos anos na cidade.

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Publicado

2024-05-16

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