EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Pablo Henryque Manhezo Arcebispo
  • Maria Angelica Peixoto
  • Thiffanne Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Química, Práticas Inclusivas

Resumo

Esse texto apresenta reflexões sobre a relação entre o ensino de Química e a Educação Especial. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico sobre a Educação Especial e a proposta de prática pedagógica que advêm dessa perspectiva de educação. Ademais, foi realizada a análise de produções científicas sobre a temática da pesquisa – disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – visando identificar práticas inclusivas desenvolvidas no Ensino de Química e suas repercussões. Assim, a investigação ora proposta aborda a problematização da perspectiva de Educação Especial e sua intersecção com o Ensino de Química, refletindo sobre as possibilidades e desafios do desenvolvimento de uma prática inclusiva. Desse modo, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que visa estabelecer diálogo entre fontes bibliográficas e pesquisas empíricas desenvolvidas a partir da relação do Ensino de Química com a inclusão escolar.

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Publicado

2024-06-05