Possibilidades de Práticas Didáticas a Partir do Biodiesel de Pequi, sob a Perspectiva da Gamificação
Palavras-chave:
Biodiesel de Pequi, Jogo Pedagógico, GamificaçãoResumo
Atualmente, as técnicas dos jogos aplicadas à educação e ao ensino, têm ajudado no alcance de um aprendizado
mais consistente; a gamificação das aulas é uma ferramentas de construção de conhecimentos, reforço de
conteúdos e desenvolvimento da criatividade, do desempenho, da comunicação e da interação entre os
jogadores (LEITE, 2017; CAVALCANTI, 2009). Biodiesel é um combustível oriundo de matéria orgânica. Por ser
biodegradável, orgânico e renovável, representa uma alternativa aos combustíveis fósseis derivados do petróleo,
que são altamente poluentes (GARCIA, 2013). A obtenção do biodiesel do pequi, além de reaproximar a sala de aula de contextos culturais, facilita o aprendizado do aluno e a prática do professor na integração dos conteúdos de Química a contextos sociais da atualidade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi transpor conceitos de Química, a
partir do processo de obtenção do biodiesel, para uma atividade prática educative a ser apresentada no contexto
da gamificação, voltada para o Ensino Médio.