MOVER, MUDAR, MODIFICAR: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS ASSOCIADO À PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
Palavras-chave:
Artefato cultural digital, Movimento, Ensino-aprendizagem de portuguêsResumo
Dispositivos tecnológicos fazem parte das vidas das pessoas desde os primórdios da humanidade. Nessa perspectiva,a tecnologia e os artefatos dela advindos são culturalmente situados, uma vez que resultam da ação do homem sobre a natureza em um dado
contexto sócio-histórico (VYGOTSKY, 1998).
Assim, em um constante processo evolutivo, a tecnologia alcança a era virtual e a concepção do
termo amplia-se para incluir a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) (KENSKI, 2008).
Em contexto educacional, a inserção das TDICs no fazer docente vem sendo fomentado pela ONU e, em contexto brasileiro, pelos PCN e pela BNCC, que reconhecem as potencialidades das TDICs no engendrar de conhecimentos.
Um dos potenciais de uso de TDICs situa-se no âmbito da Teoria Sociocultural (REGO, 1995;
VYGOTSKY, 1998), em que o construto interação e mediação estendem-se para artefatos culturais digitais. Nessa ótica, professores e aprendizes tornam-se transformadores do uso dado a esses artefatos a favor do processo ensino-aprendizagem, em especial, o de línguas (SANTOS et al., 2020).