LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA- PERFIL CULTURAL ARTÍSTICO - LITERÁRIO

Autores

  • Silvia Carolina Alves Batista
  • Micheline Madureira Lage

Palavras-chave:

Letramento literário, Formação escolar de leitores, Juventudes

Resumo

A pesquisa teve como objetivo principal investigar os hábitos culturais, especificamente no campo do letramento literário, dos alunos que ingressam (1° ano) no ensino técnico integrado no IFG, do câmpus Goiânia. Se justifica na medida em que tenta compreender e enfrentar a tão apregoada crise da leitura. Tem como principal fundamentação teórica o conceito de letramento (Magda Soares) e de letramento literário (Graça Paulino e Rildo Cosson).
O estudo previa a inclusão de todos os cursos de ensino médio técnico profissionalizante do câmpus Goiânia. Entretanto, como houve atraso na análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFG, finalizamos a etapa de construção do questionário, e fizemos um teste piloto. O questionário foi aplicado, com perguntas fechadas e abertas, nas turmas de 1° ano dos cursos técnicos existentes no câmpus Goiânia, porém para uma pequena amostra, a título
de testagem. No questionário foram abordadas várias práticas de leituras.

Downloads

Publicado

2024-06-05