Entre as muitas leis e os direitos limitados: ações afirmativas para uma educação musical em perspectiva antirracista

Autores

  • Juliana Batista Souto
  • Wagner Jacinto de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, música, antirracista

Resumo

A realidade das escolas brasileiras sob a ótica da questão racial tem sido objeto de estudos de vários especialistas em educação desde a década de 1990, e denunciado como o sistema escolar é produtor e reprodutor de uma educação racialmente excludente.
As mudanças nessa compreensão de educação antirracista se concentram a partir da década de 2000, com iniciativas que descrevem e problematizam a realidade do racismo em sala de aula, oferecendo subsídios para se pensar a mudança de comportamento dos envolvidos na
construção da educação.
Na atualidade, a necessidade de um diálogo político pedagógico no campo da educação antirracista e da educação musical no ensino básico é urgente, principalmente após a publicação da Lei 11.769/08 que estabelece diretrizes para a inserção de seu conteúdo
obrigatório como componente curricular.
O momento histórico pelo qual passa a sociedade brasileira requer a construção de um modo de educação que busque valorizar também a cultura do povo negro.
Pensar na reparação dos danos históricos que se repetem há anos e a dívida para com as pessoas negras é uma oportunidade, além de ser um momento de criar uma postura reflexiva e evitar que os docentes tenham atitudes e preconceitos que desvalorizem a experiência de certos grupos sociais, étnicos ou religiosos, ao contrário, possibilitar e cultivar atitudes de tolerância e respeito à Pensar em uma pesquisa pedagógica, a partir da música,
Pensar em uma pesquisa pedagógica, a partir da diversidade e de crítica à desigualdade. 

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Publicado

2024-06-05