DISPARIDADES DE GÊNERO E RAÇA NAS DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Ciências Biológicas, Diversidade, Gênero, Raça, Instituições de Ensino Superior - (IES)Resumo
Em meados do século XIX há registros de como era realizada a educação para homens e mulheres na
sociedade brasileira. A maioria que frequentavam as escolas eram do sexo masculino. A aprendizagem era voltada a ler, escrever, contagem, e as quatro operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Meninas aprendiam costura e bordado. E os meninos, o ensino de geometria. (LOURO, 2004). No século XIX, período em que o preconceito e desigualdade
social prevalecia com maior intensidade a população negra, mesmo com direitos perante a Constituição Imperial de 1824 que previa a “educação primária gratuita a todos os cidadãos”. O que mais uma vez excluía os escravizados: “em várias províncias, foi oficialmente negado o acesso da
população negra às instituições escolares”. Diante deste contexto, o objetivo geral da pesquisa é a verificação da existência de disparidades étnicas e de gênero nos cursos da área da saúde das instituições de ensino superior (IES) do estado de Goiás e as questões relacionadas a estas
disparidades.