As mulheres na ciência - um estudo da representatividade das mulheres cientistas nos livros didáticos da Biologia
Palavras-chave:
Feminismo, Livro Didático, Representatividade, Biologia, CiênciaResumo
A sociedade patriarcal, em sua essência machista, utiliza meios sutis e cotidianos para reproduzir uma cultura extremamente sexista. Uma das principais instituições sociais que podem atuar na perpetuação do machismo na ciência é a escola. A trajetória que se percorre nela é de grande relevância para a formação humana. Tendo como base o livro didático como importante instrumento
utilizado na escola, é indispensável tratar na sua importância na formação do ser. O feminismo na vertente que defende o fim do sexismo pode ser um pilar para a superação da problemática que envolve a atuação da mulher na ciência. Na medida que as mulheres forem entendidas pela sociedade como capazes de ocupar amplos espaços, poderemos ter grandes avanços na participação destas no meio científico. Além disso, a comunidade escolar como agente importante na formação
acadêmica e pessoal de cada indivíduo deve dar parâmetro e fecundar mudanças nos pensamentos dos estudantes para que o futuro seja um ambiente de igualdade no fazer científico. Um livro didático no Ensino Médio assume várias funções que vão desde o papel de oferecer informações, influenciar a capacidade do aluno em buscar novos conhecimentos de forma autônoma e
reflexiva; além de oferecer informações atualizadas que contribuem com a formação continuada dos professores, na maioria das vezes impossibilitados, pela demanda detrabalho, de atualizar-se em sua área específica (BRASIL, 2009). A Biologia como uma ciência da natureza traz uma representação do que é veiculado nesse material a respeito do que a ciência pode e deve fazer e, principalmente, sobre quem faz e quem não faz faz ciência.