ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: uma possibilidade para os tempos de (e pós) isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19.
Palavras-chave:
Ensino de Ciências por Investigação – ECI, Sequência de Ensino Investigativa – SEI, Pandemia, Ensino de CiênciasResumo
Devido ao isolamento social, causado pela pandemia do COVID-19, este trabalho utilizaria as 
TICs em seu desenvolvimento. Porém, durante o percurso do projeto a pandemia foi sendo 
controlada e o isolamento social foi sendo minimizado, possibilitando o retorno das aulas 
presenciais. Desta forma, a implementação foi realizada presencialmente, buscando o 
desenvolvimento da compreensão dos estudantes quanto aos procedimentos que envolvem as 
investigações científicas, tornando-se um meio em potencial para a instauração da cultura científica. 
Este projeto propiciou aos discentes orientandos a possibilidade de investigar processos alternativos às 
atividades no ensino de ciências, em especial, com o estudo de proposições relacionadas à abordagem 
didática de Ensino de Ciências por Investigação (ECI), em que foram realizados os estudos, a 
elaboração e a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI).
 
						