ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: uma possibilidade para os tempos de (e pós) isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19.

Autores

  • Jamyle G. Silva
  • Marcos V. N. Sousa
  • Yuri C. de Carvalho
  • Marcos Frizzarini

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação – ECI, Sequência de Ensino Investigativa – SEI, Pandemia, Ensino de Ciências

Resumo

Devido ao isolamento social, causado pela pandemia do COVID-19, este trabalho utilizaria as
TICs em seu desenvolvimento. Porém, durante o percurso do projeto a pandemia foi sendo
controlada e o isolamento social foi sendo minimizado, possibilitando o retorno das aulas
presenciais. Desta forma, a implementação foi realizada presencialmente, buscando o
desenvolvimento da compreensão dos estudantes quanto aos procedimentos que envolvem as
investigações científicas, tornando-se um meio em potencial para a instauração da cultura científica.
Este projeto propiciou aos discentes orientandos a possibilidade de investigar processos alternativos às
atividades no ensino de ciências, em especial, com o estudo de proposições relacionadas à abordagem
didática de Ensino de Ciências por Investigação (ECI), em que foram realizados os estudos, a
elaboração e a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI).

Downloads

Publicado

2024-06-05