RECUPERAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS (ENSAIOS DE LABORATÓRIO) NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I, REFERENTE AO PERÍODO DE ENSINO REMOTO DOS ALUNOS DO IFG – CAMPUS FORMOSA
Palavras-chave:
Ensino Remoto, aulas práticas, ensaios de laboratório.Resumo
O processo ensino-aprendizagem é um sistema de interações entre professores e alunos que são
desenvolvidos durante a vida profissional e acadêmica, respectivamente, nesse processo são aplicadas diversas
metodologias. Dentre essas metodologias destaca-se a aplicação de atividades práticas com intenção de
proporcionar maior fixação dos conteúdos e maior participação dos alunos. As aulas práticas estimulam os
alunos a flexibilidades e habilidades, fazendo com que eles adquirem uma autonomia profissional relevante para a área de formação (PEREIRA, 2011).
A combinação entre prática e teoria é muito bem vista no meio acadêmico e profissional, e sempre cobrada por
discentes no decorrer da graduação, pois, a comunidade concorda que o aprendizado é maior que simplesmente explanação de conteúdos de forma teórica. Dentro das unidades de ensino, as aulas teóricas e práticas são totalmente interligadas, de tal forma que os conceitos vão sendo continuamente ampliados e aplicados ao longo do tempo (MORAIS, 2002).