Análise probabilística do impacto da inserção de veículos elétricos em uma rede de distribuição europeia de baixa tensão
Palavras-chave:
Veículos Elétricos, Capacidade de Hospedagem, Baterias, Geração Distribuída, OpenDSSResumo
Diante do crescimento exponencial dos veículos elétricos (VEs) ao longo dos anos (DUNCAN; MICHAEL, 2019), surgem pesquisas para analisar e avaliar os impactos devido a recarga simultânea desses veículos no sistema elétrico de potência (SEP). Os VEs são cargas monofásicas significativas, que quando somadas a carga
residencial predominante podem simbolizar um grande problema, pois as redes de baixa tensão e seus dispositivos não foram dimensionados visando tamanho aumento na demanda. Além de sobrecarga e subtensões, a conexão e desconexão repentina desses dispositivos podem gerar impactos transitórios. Este trabalho propôs uma metodologia probabilística para avaliar os impactos causados pela recarga simultânea de VEs no SEP, visando projeções futuras, ao mesmo tempo que avalia o uso de geração distribuída fotovoltaica e baterias conectadas na rede como solução. Nas simulações, as incertezas em relação aos parâmetros
(localização, perfis, capacidade de geração/armazenamento, dentre outros) foram consideradas. Simulações de Monte Carlo (MC) foram aplicadas em todos cenários, almejando obter uma avaliação probabilística dos impactos na qualidade de energia, e averiguando os impactos e a eficiência do cenário proposto como solução. As análises e testes foram realizados no software OpenDSS, utilizando uma rede Europeia de baixa tensão IEEE.