Há biossegurança física e mental em ambientes acadêmicos?
Palavras-chave:
Gestão da segurança, grupos de risco, saúde mental, fatores de risco, laboratóriosResumo
Os ambientes acadêmicos são essenciais na formação profissional, cumprindo uma função social, preparando para o mundo do trabalho e também no desenvolvimento pessoal dos indivíduos. Nesses espaços há a realização de aulas teóricas e práticas, incluindo diversas técnicas associadas aos diversos laboratórios, que qualificam e especializam os acadêmicos. No entanto, devido aos inúmeros equipamentos presentes nos ambientes laboratoriais e muitas vezes a manipulação de agentes potencialmente causadores de riscos, a integridade física dos frequentadores pode ser afetada. Além disso, existem fatores que podem aumentar a incidência de acidentes nesses locais, como a desatenção às normas de segurança, o não uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e uma disponibilidade precária de equipamentos de proteção coletiva (EPC’s). Ademais, ambientes acadêmicos possuem uma esfera competitiva, de pressão e de produtivismo que pode acarretar no desenvolvimento de transtornos mentais. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivos verificar o atual panorama da biossegurança em laboratórios de ensino e pesquisa bem como os cuidados com a saúde mental de estudantes do ensino técnico e superior.