Estudo das estratégias e planos de mitigação adotadas por instituições educacionais frente à pandemia de Covid-19

Autores

  • Isabelle Maciel Correia
  • Vitória Fontinele Vieira
  • Thalita Soares Camargos
  • Flávia Aparecida Vieira de Araújo

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Ensino remoto, Mitigação, Águas Lindas de Goiás

Resumo

O ensino sofreu diversos impactos durante a suspensão das aulas presenciais em 2020, devido à pandemia da COVID-19. As reestruturações dos calendários acadêmicos e a adoção do ensino à distância mediado por tecnologias digitais foram estratégias utilizadas por várias escolas em todo o mundo. Porém, diante de uma variedade de realidades socioeconômicas, onde nem todos possuem o aparato tecnológico e estrutura para ensino remoto, as instituições educacionais recorreram a diferentes mecanismos para mitigar os prejuízos para os estudantes. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender os desafios encontrados por três instituições educacionais do município de Águas Lindas de Goiás para prover um ensino de qualidade para seus estudantes durante a pandemia da COVID-19. De forma específica, pretendeu-se identificar as intervenções e estratégias utilizadas pelas escolas participantes do estudo; vislumbrar melhorias, com base nos resultados, para que possam ser reproduzidas ou aperfeiçoadas num cenário similar e identificar a percepção dos estudantes acerca dos desafios do ensino não presencial. No que se refere à relevância social do estudo no contexto da área inserida, espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com as discussões locais acerca do impacto dessas estratégias no desempenho escolar da comunidade de Águas Lindas.

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Publicado

2024-07-26