Desenvolvimento De Plataforma Experimental Para Estudo Do Desempenho Dinâmico Do Mit E Do Mrv Operando Em Velocidade Variável Para Fins De Aplicação Em Tração Elétrica

Autores

  • Daniela Fernandes Marçon
  • Victor Regis Bernardeli

Palavras-chave:

Máquina A Relutância Variável, Motor De Indução Trifásico, Tração Elétrica, Modelo Matemático

Resumo

O período da Revolução Industrial foi o grande responsável por mudanças no setor econômico e social, impulsionado pela evolução tecnológica. Apesar, da grande contribuição dada para a nova realidade industrial, essa fase trouxe consigo algumas consequências. Entre os aspectos negativos, estão o aumento dos impactos ambientais, queima de combustíveis fósseis, exploração massiva e sem planejamento dos recursos naturais, entre outros [2]. Sendo assim, como incentivo para atenuar os problemas ambientes, na última década o mundo investiu muito em fontes alternativas de energia, e um dos setores que evolui foi no campo de veículos elétricos. No que tange a área de acionamentos elétricos, em especial tração elétrica o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de tração elétrica e comparação de desempenho dinâmico de dois sistemas de acionamento elétrico a velocidade variável.

Downloads

Publicado

2024-07-26