CONVERSOR CFP BRIDGELESS INTERLEAVED BOOST COM CONTROLE ADAPTATIVO DE RAZÃO CÍCLICA VARIÁVEL PARA APLICAÇÃO EM CARREGADORES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
Palavras-chave:
Correção do Fator de Potência, Controle Adaptativo, Bridgeless Interleaved BoostResumo
Atualmente, o grande volume de equipamentos com cargas não lineares apresenta um desafio para a qualidade energética do sistema de distribuição, uma vez que distorcem a corrente e injetam conteúdo harmônico na rede. Nesse sentido, os Veículos Elétricos Híbridos Plug-ins (VEHPs) são agravantes para a problemática, já que são cargas ‘pesadas’ e possuem em seu estágio de entrada um conversor CA-CC.
Logo, estuda-se a aplicação da técnica bridgeless com o intuito de diminuir as perdas por condução e aumentar o rendimento no processo de conversão, a técnica interleaved para prover a divisão de esforços de corrente nos semicondutores de potência, e o Modo de Condução Descontínua (MCD) para diminuir as perdas por chaveamento. (SILVA; SEIXAS; BRITO, 2011). Ademais, para promover a adaptabilidade na faixa universal, aplica-se as técnicas de Lookup Table e Regressão Múltipla Linear (RML) para garantir Distorção Harmônica Total de corrente (DHTi) mínima e Fator de Potência (FP) ótimo para ampla faixa de operação.