AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO PARA O ENSINO: A REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA A PARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Palavras-chave:
Sequências didáticas, Redação dissertativa-argumentativa, Linguística Centrada no Uso, EnsinoResumo
Este estudo apresenta os resultados da Sequência Didática desenvolvida para os alunos do Ensino Médio Técnico do IFG, câmpus Goiânia, para trabalhar o ensino da gramática contextualizada por meio de produções de textos do gênero dissertativo-argumentativo. O referencial teórico-metodológico que norteou esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Centrada no Uso (LCU) (LANGACKER, 1987; GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT & DASHER, 2005 e HEINE & KUTEVA, 2007; BYBEE, 2010; TOMASELLO,2003; entre outros). A metodologia principal adotada neste estudo foi a qualitativa, pois optamos em analisar os textos escritos pelos estudantes a partir do contato direto com o objeto estudado (GODOY, 1995). Foram gerados 69 textos e selecionamos 6 para a análise, e constatamos que houve diversas vias de adesão argumentativa como o uso de o uso dos modalizadores deônticos, os índices de impessoalidade, o uso de indeterminação do sujeito ou a primeira pessoa do plural. Certamente, o aprendizado será mais efetivo para eles do que ficar memorizando regras em manuais pedagógicos ou gramáticas.