A relação dos hábitos de leitura dos estudantes do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis – com o desenvolvimento humano e acadêmico

Autores

  • Amanda Cristina de Oliveira
  • Mateus de Amorim Lima
  • Thiago Macedo de Carvalho
  • Suilei Monteiro Giavara

Palavras-chave:

Leitura, Perfil do leitor, Literatura, Desenvolvimento acadêmico, Condição social

Resumo

De acordo com a 4ª edição do projeto “Retratos da leitura no Brasil”, apenas 56% podem ser considerados efetivamente leitoras porque leram algum livro nos três meses anteriores à entrevista. Considerando esse contexto, este projeto de pesquisa pretende mapear e delinear os hábitos de leitura da comunidade escolar ingressante no IFG - campus Anápolis - no ano de 2020 e analisar quais as relações de tais hábitos com o perfil socioeconômico e o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos discentes. Para tanto, é importante primeiramente definir que a concepção de leitura aqui contemplada vai muito além da mera decodificação do escrito, assim o referencial teórico foi pautado no conceito de letramento do sujeito e leitura crítica.

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Publicado

2024-07-26