A relação dos hábitos de leitura dos estudantes do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis – com o desenvolvimento humano e acadêmico
Palavras-chave:
Leitura, Perfil do leitor, Literatura, Desenvolvimento acadêmico, Condição socialResumo
De acordo com a 4ª edição do projeto “Retratos da leitura no Brasil”, apenas 56% podem ser considerados efetivamente leitoras porque leram algum livro nos três meses anteriores à entrevista. Considerando esse contexto, este projeto de pesquisa pretende mapear e delinear os hábitos de leitura da comunidade escolar ingressante no IFG - campus Anápolis - no ano de 2020 e analisar quais as relações de tais hábitos com o perfil socioeconômico e o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos discentes. Para tanto, é importante primeiramente definir que a concepção de leitura aqui contemplada vai muito além da mera decodificação do escrito, assim o referencial teórico foi pautado no conceito de letramento do sujeito e leitura crítica.