A representação da periferia no cinema brasileiro contemporâneo: reflexões sobre o gênero favela do cinema nacional

Autores

  • Ray Costa Bezerra ifg@ifg.edu.br
  • Mônica Mitchell de Morais Braga monicamitchell@ifg.edu.br

Palavras-chave:

cinema brasileiro, favela, análise cinematográfica

Resumo

O longa brasileiro Cidade de Deus (2002), ganhou proporções internacionais e instaurou um gênero denominado pela crítica e pela mídia como favela ou favela movie. As produções que se seguiram ao sucesso do filme, apostaram nesta representação da periferia. O que seria um filme favela movie? O cenário principal é uma favela para ser assim denominado? É necessário que a favela apareça no filme? ou apenas narrativas que retratam os personagens? Os personagens devem ter características específicas? É uma abordagem que ainda está presente nos dias atuais? A partir da seleção de alguns filmes brasileiros entre os anos de 2000 até os dias atuais, cuja abordagem é a representação da periferia e que poderiam ser enquadrados como gênero favela, analisamos alguns aspectos de suas produções.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Métricas


Visualizações do artigo: 166     PDF downloads: 148